Pode tomar chimarrão na gravidez?
Pode! Desde que com moderação.
O chimarrão é uma bebida típica do sul da America do Sul, feita à base de erva -mate. O chimarrão muitas vezes é consumido em reuniões ao redor de fogueiras, em festas,… Beber chimarrão é mais que um hábito. Faz parte da cultura local.
Além das questões culturais envolvendo o “beber chimarrão” existem também os inúmeros efeitos benéficos da bebida, que é conhecida como estimulante físico e mental, estimulante da circulação e facilitador da digestão e evacuação. O chimarrão também tem efeito anti-depressivo, diurético e estimulante do metabolismo.
Com tantas vantagens, acaba sendo consumido diariamente, por homens e mulheres, várias vezes ao dia.Durante a gravidez, porém, deve ser bebido com moeração. Isto porque o chimarrão contém, dentre outras substâncias, cafeína.
Sabe-se que 100 ml de chimarrão tem cerca de 36 mg de cafeína. É pouco quando comparado com os 40 a 75 mg de cafeína contidos em 30 ml de café expresso. Ainda assim, não pode ser consumido livremente nesta fase da vida.
Sabe-se que a cafeína atravessa a barreira placentária, podendo interferir no desenvolvimento fetal. O excesso de cafeína pode aumentar as chances do bebê nascer prematuro e com baixo peso. Também existe maior chance de abortamento.
Em doses baixas, porém, o chimarrão pode ser consumido sem maiores complicações.
Mas, afinal, quanto de cafeína pode ser condumido pela grávida?
A Agência de Classificação de Alimentos Inglesa afirma que a grávida pode consumir até 300 mg de cafeína por dia.
Pode parecer bastante mas temos que lembrar que a cafeína não está presente apenas no chimarrão e no café… Chá mate, refrigerantes, chocolate, energéticos e até alguns medicamentos também contém cafeína.
Não é necessário parar de tomar chimarrão só porque engravidou mas é importante prestar atenção na quantidade de cafeína ingerida durante o dia para não prejudicar o bebê.
Cuide de sua dieta e siga sempre as recomendações do seu médico.
Comentarios