Ir al contenido principal

Chimarrão na gravidez


Pode tomar chimarrão na gravidez?
Pode! Desde que com moderação.
O chimarrão é uma bebida típica do sul da America do Sul, feita à base de erva -mate.  O chimarrão muitas vezes é consumido em reuniões ao redor de fogueiras, em festas,… Beber chimarrão é mais que um hábito. Faz parte da cultura local.
 Além das questões culturais envolvendo o “beber chimarrão” existem também os inúmeros efeitos benéficos da bebida, que é conhecida como estimulante físico e mental, estimulante da circulação e  facilitador da digestão e evacuação. O chimarrão também tem efeito anti-depressivo, diurético e estimulante do metabolismo.
Com tantas vantagens, acaba sendo consumido diariamente, por homens e mulheres, várias vezes ao dia.Durante a gravidez, porém, deve ser bebido com moeração. Isto porque o chimarrão contém, dentre outras substâncias, cafeína.
Sabe-se que 100 ml de chimarrão tem cerca de 36 mg de cafeína. É pouco quando comparado com os 40 a 75 mg de cafeína contidos em 30 ml de café expresso. Ainda assim, não pode ser consumido livremente nesta fase da vida.
Sabe-se que a cafeína atravessa a barreira placentária, podendo interferir no desenvolvimento fetal. O excesso de cafeína pode aumentar as chances do bebê nascer prematuro e com baixo peso. Também existe maior chance de abortamento.
Em doses baixas, porém, o chimarrão pode ser consumido sem maiores complicações.
Mas, afinal, quanto de cafeína pode ser condumido pela grávida?
A Agência de Classificação de Alimentos Inglesa afirma que a grávida pode consumir até 300 mg de cafeína por dia.
Pode parecer bastante mas temos que lembrar que a cafeína não está presente apenas no chimarrão e no café… Chá mate, refrigerantes, chocolate, energéticos e até alguns medicamentos também contém cafeína.
Não é necessário parar de tomar chimarrão só porque engravidou mas é importante prestar atenção na quantidade de cafeína ingerida durante o dia para não prejudicar o bebê.
Cuide de sua dieta e siga sempre as recomendações do seu médico.

Comentarios

Entradas más populares de este blog

Melasma

O que é melasma? O melasma, ou cloasma, é um  distúrbio pigmentar caracterizado por manchas escuras na pele , principalmente nas têmporas e testa, que podem variar em intensidade. São, geralmente, maiores que um centímetro e ocorrem mais frequentemente em mulheres durante mudanças hormonais, como gravidez e  menopausa . As manchas possuem tom acastanhado (marrom), em diferentes intensidades, e forma irregular. Além disso, elas podem aparecer dos dois lados da face, de maneira simétrica. Tal disfunção é um distúrbio crônico, que deve ter tratamento e prevenção contínuos, pois, mesmo quando apresenta melhora, pode piorar facilmente ao faltar com os cuidados. Não se trata de uma condição exclusivamente feminina, entretanto, o número de homens que sofrem com o melasma é bem menor em relação às mulheres, numa proporção de 9 mulheres para 1 homem. É importante ressaltar que  o melasma não tem nada em comum com o  melanoma  (câncer de pele), compartilhan...

COLÁGENO ENTENDER QUÉ ES

El término colágeno derivado de las palabras griegas Kolla (cola) y Genno (producción), se utiliza para referirse a una familia de 27 proteínas isoformas encontradas en los tejidos conectivos del cuerpo. En términos de cantidad, es el compuesto más importante del tejido conectivo y es un elemento estructural importante en los organismos multicelulares. El colágeno es una proteína fibrosa encontrada en todo el reino animal. Contiene cadenas peptídicas de aminoácidos glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina y alanina. Estas cadenas están dispuestas en paralelo con un eje, formando las fibras de colágeno, que proporcionan resistencia y elasticidad a esta estructura. Las proteí- nas colágenas forman agregados supramoleculares (fibrilas, filamentos o redes), solos o en combinación con otras matrizes extracelulares. Su principal función es contribuir a la integridad estructural de la matriz extracelular o ayudar a fijar las células de la matriz. El colágeno presenta pro...

TIPOS DE COLÁGENO

DIFERENÇA DO COLÁGENO NATIVO, DESNATURADO E HIDROLISADO: O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada em todo o reino animal. Contém cadeias peptídicas dos aminoácidos glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina. Essas cadeias são organizadas de forma paralela a um eixo, formando as fibras de colágeno, que proporcionam resistência e elasticidade à estrutura presente. As proteínas colagenosas formam agregados supramoleculares (fibrilas, filamentos ou redes), sozinhas ou em conjunto com outras matrizes extracelulares. O colágeno pode ser obtido de diversas espécies animais (bovinos, suínos, peixes, etc.). •  Colágeno nativo : é o colágeno que não foi pré-digerido ou desnaturado. Este também proporciona ácido hialurônico, mas sob a forma de moléculas gigantes que são grandes demais para absorção. A partir do colágeno nativo podem ser obtidos: fibra de colágeno, colágeno desnat urado e colágeno hidrolisado. •  Desnaturado : a gelatina é ess...